Inclusão Social

“Enquanto estivermos falando em inclusão, estaremos excluindo”
Anita Zimmermann


Inclusão é um caminho de mão dupla, onde temos de um lado a pessoa ou o ser a ser incluído, e do outro, a receptividade com relação ao novo, ao diferente.

Inclusão abrange: inclusão escolar, empresarial, aspectos biológicos de saúde, gênero, outros. Não se trata só de aceitar síndromes conhecidas, mas também as desconhecidas de pessoas com aspectos físicos diferentes, com personalidades e expressões fora dos padrões sociais. Enfim, o universo da inclusão é do tamanho da diversidade na sociedade, ou seja, amplo e repleto de desafios.

É necessário que a sociedade se posicione de maneira aberta às diferenças, na aceitação do outro, do jeito que ele é, que está, que se expressa. A compreensão, aceitação e a adaptação precisa acontecer de ambos os lados para que haja harmonia e boa convivência.

Diversidade e suas diferentes identidades – Hoje falaremos sobre inclusão e acessibilidade em empresas!

Nossa sociedade é formada por diversidades. Além disso, para que cada pessoa seja única e exerça plenamente seus direitos de cidadania, é preciso entender que a diversidade corresponde a diferentes identidades.

As diversidades variam. Podem ser de origem geográficas, sociais, experiências culturais, histórico educacional, habilidades físicas orientação sexual, raça, gênero, etnia, síndromes, entre outras. E todos têm direito de exercer a cidadania, com aceitação do outro e isso é viver em sociedade de maneira plena.

Diversidade e Inclusão nas empresas

As organizações ganham internalizando as diferenças entre os funcionários para que a própria empresa possa aprender e crescer com isso. Afinal, lidar com uma equipe diversificada é propício para se ter diferentes visões sobre as necessidades das equipes e como inovar em projetos.

Por outro lado, a inclusão transcende a diversidade, e sua realização depende do gerenciamento das diversidades para criar um ambiente organizacional no qual todos possam atingir seu pleno potencial e cumprir com os objetivos da empresa. Por isso, é necessário criar condições para que as características das pessoas e dos seus grupos identitários sejam valorizadas.

Quando se pratica a inclusão nas organizações, com representantes do universo das diversidades humanas sendo ouvidas, respeitadas e consideradas, sentindo-se incluídos em igualdade de oportunidades, as empresas ganham em valor ético e, consequentemente, em crescimento de seus próprios negócios.

Uma empresa que pratica acessibilidade fará com que os funcionários se sintam motivados. No entanto, os benefícios não param por aí, porque os clientes e o público que visita a instituição também se sentem bem-vindos.

Acessibilidade e sociedade

A cultura de uma sociedade que, com certeza, tem pessoas de todos os tipos, o que chamamos de diversidade, sempre evolui.

Felizmente vivemos num tempo histórico no qual mudanças de conceitos e maneiras de pensar precisam ser renovados e, alguns, até totalmente modificados. Por exemplo, vemos preconceitos se desfazendo através de informações, empatia, amadurecimento, porém, temos que ter consciência de que o processo de mudança cultural de uma sociedade, para ser verdadeiro, é lento.

Nesse sentido, à acessibilidade e inclusão precisam acontecer cada vez mais, por exemplo, a construção de  rampas, banheiros adaptados, elevadores, softwares de comunicação alternativa e leitores de tela, seria uma boa opção, auxiliando na segurança e autonomia a todos.

Viram agora a importância de se compreender a inclusão, diversidade e acessibilidade na sociedade? Agora todos nós podemos colaborar com ações que aumentem a acessibilidade para todos, com o envolvimento de toda a sociedade.  e envolvam todos da sociedade.

Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco através do e-mail contato@anitazimmermann.com.br

Written by Time Anita Zimmermann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *