“Incluir um estudante considerado diferente para os padrões sociais, no mundo escolar, é tornar acessível seu desenvolvimento como pessoa”
Anita Zimmermann

Diversidade e suas diferentes identidades – Hoje falaremos sobre inclusão e acessibilidade nas escolas!

Para quem faz parte do padrão social, ações cotidianas como caminhar pelas ruas e ir para a escola são bastante naturais. Mas, para algumas pessoas, como as que possuem algum tipo de deficiência ou dificuldade física, emocional ou psicológica, o ato de atravessar uma rua pode ser um desafio.

Para tornar a vida cotidiana adequada a todos, e não apenas a uma parte dela, é preciso realizar trabalhos contínuos de inclusão social.

No caso das escolas é ainda mais evidente a necessidade de tornar a educação acessível para todos, e, sem dúvida, é um grande desafio encontrar caminhos que firmam uma inclusão verdadeira, com espaços adaptados, sinalizações efetivas, pessoal e currículos adaptados. Afinal, o respeito às diferenças tem sido o foco para o aprimoramento da sociedade.

A escola inclusiva, tanto pública quanto privada, abre espaço para todos, desde a infância até a vida adulta, independente das necessidades individuais de cada estudante. Isso inclui, é claro, todas as pessoas, com suas mais diversas diferenças, sejam: deficiências, dificuldades emocionais, sociais, estrangeiros, transexuais, enfim, qualquer pessoa que esteja na condição de estudante. é preciso o entendimento de que, mesmo com diferenças, todos possuem potencial educativo e capacidades que precisam ser estimuladas e desenvolvidas.

Para isso, é necessária a compreensão de todos os envolvidos com o processo educativo, a começar pela família, afinal, o respeito às diferenças começa em casa. 

Outro aspecto importante é que a comunidade escolar esteja preparada para aceitar as diferenças entre seus alunos e isso não é tão simples assim porque primeiro, todos os colaboradores de ensino, desde o diretor até o porteiro, precisam aceitar-se em suas diferenças.

Isso sendo verdadeiro, passamos para a capacitação em inclusão de todos os professores e os profissionais envolvidos diretamente com os estudantes.

Além disso, precisamos de adaptações dos espaços físicos, dos currículos escolares e das avalições de aprendizagens.

Com certeza existem muitos outros aspectos a se pensar quando falamos em inclusão e acessibilidade nas escolas.

Mesmo porque, num ambiente escolar saudável, em qualquer nível educacional, onde as diferenças são aceitas e respeitadas, todos ganham em conhecimento e respeito aos direitos humanos e de cidadania.

Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco através do e-mail contato@anitazimmermann.com.br.

Written by Time Anita Zimmermann

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