anita_zimmermann_desenvolvimento_infantil

O desenvolvimento infantil ganha início na fecundação. É a partir desse momento que o feto se formará e começará a ganhar suas características, tanto as físicas, como aquelas que são relacionadas à saúde – o que neste período depende inclusive daquilo que acontece durante a gestação.

A partir do nascimento uma nova fase se inicia. Agora, o bebê é um ser único, individual e está totalmente exposto a situações internas e externas à sua pessoa.  Não é mais na barriga que ele será protegido, e sim, terá que receber cuidados de outras maneiras e qualquer fator externo que seja agressivo ao bebê pode atrapalhar o seu desenvolvimento.

Bebês passam por uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui não só o seu crescimento, mas, sobretudo, a aprendizagem, e aspectos emocionais, psíquicos e sociais. Por isso, a conjuntura familiar é extremamente importante nesse período, pois bebês absorvem tudo aquilo que está ao seu redor, a história dos pais, a maneira como são tratados pela família.

O desenvolvimento físico é claramente perceptível. Aos poucos o bebê cresce, o seu corpo vai se definindo, ele começa a falar, engatinhar, andar, comer alimentos sólidos, controlar seu organismo e desenvolver sua imunidade. Com o desenvolvimento físico, a criança abre-se para novas possibilidades de aprendizagens.

É na fase da vida infantil que também desenvolvemos grande parte do nosso psicológico e emocional afetivo. Criamos laços, desenvolvemos nossa criatividade, curiosidade, aprendemos a gostar do outro. Começamos a compreender a diferença entre os sexos, os valores morais de certo e errado, e a nossa identidade passa a desabrochar. Tanto o desenvolvimento emocional quanto o psicológico são essenciais para o sucesso e bem-estar da criança.

Quando crianças desenvolvemos outros dois fatores essenciais para nossa vida: o nosso cognitivo (intelectual e mental) e a convivência social. Crianças que recebem estímulos de aprendizagem se desenvolvem rapidamente. Esses estímulos acontecem através das brincadeiras em casa, e na escola quando elas passam a aprender sobre outros assuntos.

Na escola, a criança também começa a aprender o que é conviver em sociedade, aproxima-se das pessoas com as quais se identificam e passam a formar círculos de amizade, isso sem dúvidas, também influenciará o seu desenvolvimento cognitivo. Vejam que todos os fatores externos são muito importantes na fase de desenvolvimento infantil.

Tudo o que acontece na vida de uma criança influenciará no seu desenvolvimento, fará com que o mesmo seja normal ou não, por isso, é preciso que os pais e familiares fiquem atentos e participem dessa fase da melhor forma que puderem, sempre estimulando seus filhos, e os mantendo em um ambiente saudável repleto de carinho.

Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco através do e-mail contato@anitazimmermann.com.br ou por aqui.

Written by Time Anita Zimmermann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *