curso_transtorno_espectro_autista_crianca

Anita Zimmermann, Pedagoga Doutora nas áreas de Educação e Saúde, e membro da equipe Zimmermann PRO realizou um curso básico com o tema: “Transtorno do Espectro Autista na Criança de 0 a 6 anos”, onde reuniu mães e profissionais, em sua maioria pedagogas atuantes na cidade de Campinas e região.

O curso com duração de 8 horas teve início com uma introdução sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista, e como seria possível identificar traços autistas em crianças, explicações fundamentais para as pedagogas que trabalham diariamente com o público infantil. Muitas delas inclusive já possuem em sala de aula alunos com esse transtorno.

Durante a aula ministrada por Anita foram apresentados vídeos ilustrativos e conteúdos teóricos relacionados ao tema. Além do estudo sobre o que é o autismo, foi feito também uma abordagem sobre os possíveis tratamentos terapêuticos e educacionais, realizados com crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Alguns pontos importantes do curso merecem destaque. O primeiro deles foi a explicação de Anita sobre os tipos de autismo, que podem ser: leve (curável com estímulos terapêuticos apropriados), moderado (que pode passar a ser leve com tratamentos) e grave (que fica entre grave e moderado – se bem tratado). Outro ponto fundamental do curso foi a desmistificação de que o autismo é uma doença psiquiátrica, porque, na verdade, o autismo é um distúrbio neurológico, ainda alvo de estudos nacionais e internacionais.

A Doutora Anita Zimmermann não deixou de citar uma questão dentro do Transtorno do Espectro Autista que precisa ser estudada por todas aquelas pessoas que têm interesse sobre o tema; que é o desenvolvimento do autismo junto a outros distúrbios, como por exemplo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Citou a imperiosa necessidade que essas crianças têm de serem acompanhadas continuamente por um profissional médico, que orientará e prescreverá os medicamentos que concluírem serem necessários às mesmas.

Enquanto Anita transmitia seu conhecimento, as participantes do curso compartilhavam suas experiências pessoais e profissionais, desse modo, a aula tornava-se debate e o debate transformava-se em fonte de informação indispensável para todos.

Questionada sobre a importância do curso, Anita ressaltou: “Cada vez mais estudado, o TEA é um distúrbio pouco conhecido e de difícil identificação. Cursos sobre o tema atualizam e qualificam profissionais para o atendimento a uma população especial, necessitada de ser compreendida. Cursos assim possibilitam a busca por alternativas educacionais inclusivas, por isso a importância desse curso”.

Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco através do e-mail contato@anitazimmermann.com.br ou por aqui.

Written by Time Anita Zimmermann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *