O cão-guia, também chamado de cão de serviço, é um grande colaborador em favor de qualidade de vida da pessoa em condição especial, que o tem como companheiro em seu dia a dia.
Temos no Brasil centros de treinamentos para cães de serviço, atendendo pessoas com deficiências visuais, deficiências físicas, autistas, pessoas deprimidas, pessoas hospitalizadas, abrigos infantil, idosos ou com dificuldades de mobilidade.
Além de proteger seus tutores, são animais treinados e habilitados a realizar ou a facilitar a realização de tarefas e atividades da vida diária, como por exemplo, latir ou desviar seu protegido de obstáculos perigosos, buscar por socorro em situações de emergência, abrir e fechar portas, buscar e levar objetos solicitados, ajudar a pessoa a se vestir, entre outras coisas.
A raça de um cão-guia pode variar. Historicamente, a raça mais conhecida é Pastor Alemão, mas sabemos que pode ser qualquer uma que seja de cães dóceis e obedientes, capazes de realizar funções de comando. Inclusive cachorros sem raça definida têm sido treinados para serem cães-guias, cumprindo suas funções com dedicação e qualidade.
Esse fiel companheiro, enquanto está trabalhando não deve ser importunado, nem tocado para que não se distraia e mantenha o foco em seu trabalho, não prejudicando a pessoa pela qual é responsável.
Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco através do e-mail contato@anitazimmermann.com.br ou por aqui.
Deixe um comentário