TDAH é amplamente discutido nas fases da infância e adolescência, porém, as manifestações na fase adulta também são verdadeiras e precisam ser consideradas.


Estudos com população infantil demonstram que o TDAH pode alterar o funcionamento de diversas funções executivas, tais como: tarefas de atenção e vigilância, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho, fluidez verbal, dificuldade de planejamento e inibição de alguns mecanismos cerebrais de resposta. Os estudos com adultos com TDAH, apesar de abordados em menor número de publicações científicas, também demonstram prejuízos ao funcionamento executivo, assim como os apresentados por crianças e adolescentes.


O TDAH foi descrito pela primeira vez há mais de 100 anos. Desde então, diversas descobertas e estudos vêm sendo realizados para responder questões sobre essa problemática, demonstrando que existem três tipos de TDAH: desatento, hiperativo-impulsivo e combinado, resultando da união dos outros dois tipos. O início dos sintomas costuma ser observado na infância, por volta dos 7 anos de idade, no início da fase escolar.


A presença de sintomas na fase adulta e a falta de acompanhamento com um profissional especializado costumam resultar em algumas frustrações, já que há prejuízos em relação ao trabalho, estudos e vida pessoal. Os sintomas mais prevalentes na idade adulta são dentro das dimensões da impulsividade e desatenção, diferentemente das crianças, que comumente se encontram dentro da hiperatividade.


Alguns dos sintomas mais prevalentes na fase adulta são: instabilidade profissional, rendimento abaixo da capacidade intelectual, falta de foco, sensação de tédio, dificuldade em seguir rotina, procrastinação, alterações de humor, esquecimentos frequentes de datas e reuniões importantes e busca frequente por coisas novas e estimulantes.


Para lidar com o TDAH na fase adulta, algumas estratégias podem ajudar:
• Prática de atividade física – proporciona alívio do estresse, acalmando a mente e proporcionando gasto do excesso de energia típico do TDAH;
• Boa noite de sono – boa noite de sono auxilia na manutenção do foco durante o dia;
• Faça listas e use uma agenda: isso auxilia na organização dos compromissos e horários. O planejamento é algo muito importante para o bom desempenho de atividades.
• Faça uma tarefa de cada vez!
Deseja saber mais sobre o tema?
Entre em contato conosco através do e-mail:

 

contato@anitazimmermann.com.br

Written by Daniel Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *