Algumas pessoas necessitam da ajuda dos animais para viver melhor, pois nem todos os ambientes sociais estão totalmente adaptados. 

Os animais de serviço são muito úteis para auxiliar pessoas com qualquer tipo de deficiência: física, auditiva, visual e mental. 

Além disso, pela presença, convivência e jeito de ser, possuem ações consideradas terapêuticas que podem contribuir na cura e no tratamento de doenças psicológicas e psiquiátricas, dando apoio às pessoas com estes problemas e ajudando na independência delas.

O principal benefício destes animais é a presença, a atenção e o carinho. São animais que trazem conforto e apoio às pessoas donos, contribuindo assim para o tratamento das doenças.

Quais são os animais de serviço e quais suas funções?

Podem ser de qualquer espécie, tais como cães de todas as raças – inclusive de raças não definidas, desde que tenha os atributos necessários para serem cães de serviço -, gatos, coelhos, cavalos, aves, peixes e tartarugas.

Todos eles podem trabalhar em hospitais, casas de repouso, abrigos de crianças, penitenciárias, no socorro de vítimas, soterramento e até como farejadores de drogas ilícitas em locais de viagens internacionais ou outras.

Assistência emocional

Os animais de serviço podem atuar terapeuticamente, desde um ambiente doméstico, até na rua, hospitais, creches, instituições educacionais, escolas, universidades, ambientes recreativos de lazer, bares, ambientes terapêuticos, clínicas de todos os tipos (atendimento de saúde física, mental e emocional), casa de repouso de idosos e em hospitais nos ambulatórios, internação e UTIs. É muito amplo o espaço terapêutico do animal.

Em ambientes domésticos esses animais auxiliam não só na proteção da casa, como também no equilíbrio e  bem estar das pessoas que moram nela, inclusive crianças e jovens que estão em processo de adoção ou em tratamento psicoemocional. 

Já em ambientes terapêuticos, são animais que não ficam sozinhos, com exceção dos peixes no aquário. O restante dos animais que circulam terapeuticamente nos hospitais, são todos acompanhados pelos seus tutores, que são responsáveis por cuidar desse animal, do seu comportamento e higiene. 

A principal função desses animais nos locais terapêuticos é proporcionar alívio, paz, tranquilidade, aceitação no tratamento do paciente. Contribuem para casos como depressão, ansiedade, doença mental ou emocional, cooperando com o bem estar e saúde das pessoas.

Quer saber mais sobre o tema?

Entre em contato conosco através do e-mail contato@anitazimmermann.com.br.

 

Written by Daniel Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *